LEPAP


O LEPAP (Laboratório de Estudo e Pesquisa em avaliação psicológica ) Arcos foi implantado no Curso de Psicologia no início do segundo semestre do ano de 2005 pela coordenação do Curso de Psicologia e pela Pró – Reitoria do campus de Arcos.
Atualmente, o acervo do LEPAP conta com, aproximadamente, 57 tipos de técnicas e testes em avaliação psicológica, sendo esse material, diversificado em manuais de testes psicológicos, crivos de correção, cadernos de aplicação, folhas de respostas, revistas na área de avaliação psicológica e o material específico de aplicação dos testes, como por exemplo, as mesas de PMK. Todo o material de avaliação do LEPAP encontra-se em bom estado de conservação, passando por manutenção e atualização, semestralmente.
Sabe-se, que um laboratório de pesquisa é um lócus privilegiado para a construção de conhecimentos, testagem de hipóteses, formação constante do corpo docente e discente da universidade. Dentre os objetivos do LEPAP, destaca-se a finalidade de adquirir, organizar e gerenciar o material a ser utilizado pelas disciplinas de TEAP do Curso, como também em outras disciplinas que requerem o uso de testes e técnicas psicológicas.
O LEPAP da PUC – Minas em Arcos apresenta adequação com o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia, que prevê sua implantação para o apoio às disciplinas na área de Avaliação Psicológica, bem como para o desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Extensão nessa área.
As disciplinas de TEAP instrumentalizam o graduando em psicologia para o uso das técnicas e dos testes psicológicos, sendo a utilização desse material restrita à prática do psicólogo. Cabe então ao LEPAP, disponibilizar recursos para auxiliar essas disciplinas no apoio pedagógico, servindo como centro de informação sobre a legalização e o uso ético e responsável dos testes e técnicas psicológicas.
Ainda para a prática de pesquisa e extensão, o espaço do LEPAP Arcos, tem o objetivo de tornar-se um centro de referência na área de avaliação psicológica tanto para os docentes e discentes do campus Arcos assim como aos profissionais de psicologia da região.
 A equipe de trabalho do Lepap é composta por um professor coordenador e dois estagiários/monitores, com 10 horas semanais de dedicação ao LEPAP. As atividades não são remuneradas. O processo seletivo para escolha do aluno estagiário/monitor, consta dos seguintes critérios: 

a)- O aluno deverá ter cursado as disciplinas de Teap I, Teap II e Teap III;
b)-Nota da prova escrita de conhecimentos específicos na área de avaliação psicológica;
c)- Nota da entrevista;
d)-Nota alcançada nas disciplinas curriculares Técnicas de Exame e Avaliação Psicológica I, II e III do curso de graduação em Psicologia, não podendo ser inferior a média 70%.


Aspectos éticos no uso do LEPAP:

Considerando que o uso de testes psicológicos é uma prática restrita ao trabalho do psicólogo, a organização do LEPAP restringe o empréstimo desse material aos alunos do curso de psicologia, além de exigir a apresentação de justificativa para o uso. Os ex-alunos podem visitar o laboratório e fazerem uso interno do material, para fins de estudo.
Outro cuidado é a atualização constante do material, para que os testes trabalhados nas disciplinas estejam com parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia.
Algumas regras foram definidas para o LEPAP com o objetivo de promover o bom funcionamento do setor para melhor atender os alunos, professores, pesquisadores, estagiários e monitores, portanto:

  • Manter silêncio;
  • Conservar o material utilizando-o de maneira cuidadosa e responsável;
  • Não rasurar os testes psicológicos;
  • Os materiais são emprestados por 5 dias, sendo que sua preservação é de total responsabilidade de quem fez o empréstimo;
  •  Se houver atrasos na data de devolução haverá uma suspensão de empréstimo de material por 2 dias úteis para cada dia de atraso;
  • É proibido o empréstimo de material utilizando a ficha cadastral de outro aluno;
  • É proibido o empréstimo de material para uso particular ou a pedido de ex-alunos ou profissionais sem vínculo com a Universidade;
  • Manter-se atualizado quanto aos instrumentos psicológicos com pareceres favoráveis ou não, emitidos pelo CFP;
  • Agir eticamente ao fazer uso dos instrumentos psicológicos.